Fundação Padre Albino
FPA divulga Padre Albino em evento nacional em Cachoeira Paulista
Marcella Milani
quinta, 22 de janeiro, 2026

Encontro Nacional de Formadores reúne fiéis do Brasil na Canção Nova

A convite da RCC Brasil, organizadora do evento, a Fundação Padre Albino está participando, em Cachoeira Paulista, na sede da Comunidade Canção Nova, do Encontro Nacional de Formadores, iniciado nesta quarta-feira (21) e que se estende até domingo (25).

Estande foi montado e personalizado com imagens que mostram o legado de Padre Albino, com suas ações e obras que colaboraram com o crescimento e desenvolvimento de Catanduva, como a Igreja Matriz de São Domingos, Hospital Padre Albino, a instalação da Faculdade de Medicina/FAMECA, o Centro Cultural e Histórico e outras unidades que fazem parte do seu legado.

“O principal objetivo da nossa participação neste evento é que mais pessoas conheçam o legado de Padre Albino. Nosso Venerável está a duas fases de ser considerado Santo da Igreja Católica e para que isso aconteça o Vaticano pede que sejam reconhecidos milagres por intercessão dele”, diz o assessor de imprensa da FPA, Mauro Assi, que está no evento, acompanhado do analista de comunicação, Alan Gazola. Ele acrescentou que no ano passado, na edição em Aparecida, a participação foi excelente. “Divulgamos Padre Albino e a Causa de Beatificação para fiéis do Amazonas ao Rio Grande do Sul e neste ano, ainda, está sendo divulgada a logomarca criada para as comemorações, neste ano, dos 100 anos da Fundação Padre Albino, disse Mauro.

O público visitante está recebendo folhetos que contam a história, relacionam as obras antes e após a morte dele, em 1973, o processo de Beatificação do já Venerável Padre Albino e a oração pela sua beatificação.

 Site padrealbino.org.br

No estande no evento está instalado totem interativo com o site dedicado ao Venerável: padrealbino.org.br

De fácil acesso, o site conta em fotos, vídeos e textos toda a história de Albino Alves da Cunha e Silva, seu chamado a ser padre em Portugal e sua vinda para o Brasil, em 1912, fugindo da Revolução Portuguesa, até sua chegada em Catanduva, em 1918, 15 dias após a emancipação do município.

O site também oferece uma sessão de espiritualidade interativa. “Nesse espaço o visitante pode enviar mensagens, pedidos de orações, divulgar as graças alcançadas por intercessão de Padre Albino, além de acender a ‘vela virtual’ com seu pedido ou para algum parente ou amigo. Enfim, tudo o que podemos fazer para que o seu testemunho de vida e santidade se propague para muitos lugares”, declarou Mauro Assi.