No último dia 11 de fevereiro foi realizada a terceira reunião de mapeamento da Jornada da Oncologia no Campus Sede da UNIFIPA com a participação de lideranças envolvidas no processo dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino, além dos Voluntários do Bem e da AVCC - Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer.
A iniciativa, liderada pela área de Relacionamento com o Cliente em parceria com o Escritório de Melhoria de Processos, visa mapear a jornada de atendimento oncológico no Hospital de Câncer de Catanduva (HCC), potencializando pontos fortes e identificando oportunidades de melhoria. Para isso é utilizado o Design Thinking, metodologia que coloca o paciente no centro do processo e busca soluções mais humanizadas.
A coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização, Maristela Neves, agradeceu a participação da equipe e promoveu dinâmica integrativa. Os participantes receberam Reiki Coletivo, terapia integrativa reconhecida pelo SUS, que tem como objetivo promover o equilíbrio e o bem-estar. Na sequência, Gabriella Fiorotto, auxiliar administrativo da área de Relacionamento com o Cliente, apresentou as ações validadas pela gerência e incluídas no planejamento estratégico, resultantes do processo de cocriação. Essa etapa permitiu que a equipe multidisciplinar contribuísse com melhorias baseadas em evidências e experiências práticas.
Para Maristela, "o mapeamento da jornada do paciente busca compreender todo o percurso, desde o primeiro contato com a instituição até o pós-alta, permitindo aprimorar a experiência do paciente, aumentar a eficiência dos processos e fortalecer a sustentabilidade da instituição. Como próximo passo, a equipe de Relacionamento com o Cliente programará monitoramento das ações no segundo semestre para avaliar a implementação e evolução das melhorias propostas."