Na última sexta-feira, 13 de dezembro, o Coral Adolescente do Conservatório Santa Cecília de Catanduva se apresentou para pacientes em tratamento na Radioterapia e Quimioterapia do Hospital de Câncer de Catanduva (HCC).
A iniciativa foi viabilizada por Sylvia Bonutti, integrante do grupo Voluntários do Bem, que fez a ponte entre o conservatório e o hospital. “Convidei a Marcela para vir cantar no hospital e levar alegria para os pacientes. Acho que isso acalentaria a alma deles”, destacou Sylvia.
Essa ação faz parte do Projeto FESCC –Festival de Corais de Catanduva, apoiado pelo Governo Federal e patrocinado pela Itaipu Transformadores. O projeto, com sede em Catanduva-SP, tem como propósito a formação e transformação de crianças e jovens através do canto coral, além de promover o maior Festival de Corais do Brasil.
“Faz parte do coração do Projeto FESCC manter crianças e jovens durante o ano na atividade coral que é tão importante na formação e transformação dos jovens através da música. Temos como finalidade fazer essas ações e espalhar a música de alta performance na cidade de Catanduva e todo interior de SP. A iniciativa em cantar no Hospital do Câncer de Catanduva foi realmente levar a música e a esperança ao coração das pessoas que estão passando pelo processo doloroso do tratamento de câncer”, destacou Marcela Milani, professora do Conservatório.
Segundo os jovens participantes, a experiência foi tão significativa quanto para os pacientes. Camilla Azevedo, aluna do conservatório, compartilhou seu sentimento sobre a ação. "Hoje, estar no HCC foi mais do que uma apresentação. Levar um pouco de esperança, alegria e lembrar a cada pessoa que elas não estão sozinhas. É um gesto simples, mas cheio de amor”.